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1 de agosto de 2017

Crise aumenta desafio de fidelizar consumidores


Saiba como manter clientes diante da mudança de hábitos gerada pelas dificuldades econômicas

A crise econômica faz com que o desafio da fidelização se torne cada vez maior para os comerciantes. Uma pesquisa publicada pela Accenture Strategy, realizada com 25.426 consumidores em todo o mundo (1.322 deles no Brasil), mostrou que 80% dos brasileiros estão reduzindo sua fidelidade a marcas e empresas. A pesquisa apontou ainda cinco linguagens de fidelidade que têm estimulado a estratégia de relacionamento com os consumidores do Brasil. São elas:

1- Prova de carinho: 71% dos consumidores brasileiros apreciam ofertas especiais, descontos e vale-compras.

2- Conheça-me: 64% dos consumidores gostam da personalização de produtos; 75% são fiéis a marcas que têm alguma interação com eles; 84% se sentem fiéis a marcas mais presentes e outros 86% disseram que são fiéis a marcas que respeitam sua privacidade.

3- Caçador de emoções: 65% são fiéis a marcas que os envolvem durante a criação de seus produtos e serviços e 54% apreciam o uso de novas tecnologias.

4- Se você gosta, eu gosto: 29% dos consumidores consideram quando a marca tem alguma associação com celebridades; 33% gostam de influenciadores sociais; 65% seguem indicações de familiares e amigos e 63% apreciam marcas que apoiam ações relacionadas a causas de caridade.

5- Prenda-me: 69% dos brasileiros se sentem fiéis a marcas que os conectam a outros fornecedores, utilizando o sistema de recompensa por pontos; do mesmo modo, 70% são fiéis a marcas que os mantêm na vanguarda.

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