Notícias Fecomercio

1 de setembro de 2017

Custo de vida em São Paulo sobe 0,41% em julho


Segundo FecomercioSP, Alimentação e bebidas e Vestuário apresentaram variação negativa no período; classes D e C sentiram mais os aumentos nos preços

A pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aponta que o custo de vida na região metropolitana de São Paulo teve aumento de 0,41% no mês de julho ante os 0,32% registrados em junho.

Apesar de essa ser a maior alta ao longo de todo o ano, o indicador ainda sobe a uma média de 0,19% ao ano, sendo que no mesmo período do ano passado, a média observada era de 0,67%.

Dos nove segmentos analisados, apenas dois apresentaram variação negativa no período, sendo Alimentação e bebidas (-0,55%) e Vestuário (-0,39%). Já o segmento Habitação exerceu a principal contribuição de alta para o medidor do custo de vida em julho na região metropolitana de São Paulo, encerrando o mês com alta de 2,03%. Além disso, Transportes também seguiram a mesma trajetória e alteraram a tendência observada em junho: passaram de um recuo de 0,58% para o incremento 0,91% em julho.

As classes D e C sentiram mais os aumentos nos preços em julho, com altas de 0,44% e 0,43% em seus custos de vida, respectivamente. Já as classes A e B foram menos impactadas e encerraram o mês com variação positiva de 0,28% e 0,36%, respectivamente.

Mais detalhes da pesquisa aqui.

Voltar para Notícias