Notícias Fecomercio

5 de janeiro de 2018

Índice de Expansão do Comércio registra leve queda de 0,5% e atinge 98,9 pontos em dezembro


Segundo a FecomercioSP, apesar da queda do indicador, o subíndice Nível de investimento registrou a maior pontuação desde fevereiro de 2015

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) interrompeu o crescimento gradativo e apresentou leve queda de 0,5% em dezembro em relação a novembro, ao passar de 99,4 para 98,9 pontos em dezembro. Houve, aparentemente, um ajuste após muitas altas seguidas. O momento do ajuste surpreende, justamente por ter ocorrido às vésperas do Natal, a data de maior venda do varejo, que normalmente anima os comerciantes.

Em 2017, o indicador cresceu, em média, 22% em relação a 2016. Na comparação com o resultado de dezembro do ano passado, quando o índice estava em 89,9 pontos, o IEC aumentou 10%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Nível de Investimento das empresas (um dos componentes da pesquisa e que sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) aumentou 2% em relação a novembro, ao passar de 78,7 para 80,2 pontos. Na comparação anual, houve forte aumento de 20,1%. Apesar de ainda estar abaixo dos 100 pontos, essa é a maior pontuação desde fevereiro de 2015, quando atingiu 82,6 pontos. Saiba mais aqui.

Voltar para Notícias