Notícias Fecomercio

13 de setembro de 2017

Tarifa branca começa em janeiro de 2018


De acordo com Aneel, horário de consumo irá definir o preço a ser pago

A conta de luz poderá será mais barata a partir do ano que vem para os clientes que mudarem o horário de maior consumo de energia da noite para o dia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o início da vigência da tarifa branca será mantido para janeiro de 2018, com a estimativa de que seja possível gastar entre 10% e 20% a menos.

A tarifa branca considera o horário do consumo para definir o preço da energia. Atualmente, o cliente paga o mesmo valor pela energia em qualquer horário do dia.

Com a nova vigência, a energia ficará mais cara por três horas no momento em que a rede é mais demandada, como dias de semana, no início da noite e entre às 18h e 21h.  O custo será intermediário uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Nas demais horas do dia, será mais barato. Para os fins de semana, não haverá diferenciação.

Para utilizar a tarifa branca, será necessário solicitar a migração para a distribuidora, que terá até 30 dias para instalar um novo medidor, que não será cobrado ao consumidor.

Voltar para Notícias