A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) tem mantido suas características de serviço desde a sua criação pelo Decreto 596, em 19 de julho de 1890, até os dias atuais. Ela é o órgão central para empresas e sociedades cooperativas no estado de São Paulo.
Além disso, a JUCESP desempenha um papel fundamental no registro, alterações contratuais e baixa de CNPs de empresas de todos os segmentos, bem como na matrícula e fiscalização de leitores e armazéns gerais. Suas atribuições estão definidas na Lei Complementar Estadual nº 1.187/2012 e na Lei Federal nº 8.934/1994, que regem os Serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.
A JUCESP é líder no Sistema Nacional de Registro Mercantil, representando 42% de toda a demanda nacional. Tecnicamente subordinada ao Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), vinculado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a JUCESP é um órgão estadual que se alinhou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em janeiro de 2011. Essa integração busca promover políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo